Extensionistas da Emater participam de oficina de filetagem de peixes
 
 
A Emater de São José do Ouro realizou nesta terça (19) hoje um curso de preparo de peixes. A oficina foi direcionada para os profissionais de extensão que atuam na região e posteriormente essas informações serão repassadas para os produtores interessados. Em entrevista à rádio Poatã o Assistente técnico Regional da Emater de Passo Fundo, Vilmar Leitzke destacou o potencial da venda de cortes de peixes, como o filé, para melhorar a renda nas propriedades.

De acordo com Vilmar, algumas propriedades da região já comercializam o filé do peixe o “que pôde ser constatado na última Semana Santa, com a venda do produto”. Segundo ele o faturamento foi maior do que se a família vendesse o peixe vivo, ou ainda sem limpar. “O peixe limpo tem mais valor e atrai mais o consumidor”, destacou o Assistente Técnico. Já sob o ponto de vista do consumidor, o mesmo estará adquirindo um produto sem os espinhos (osso) e pronto para o preparo.

Depois desse curso, como afirmou o Engenheiro Agrônomo e chefe do escritório da Emater de São José do Ouro, Leônidas Dutra, os produtores interessados poderão buscar junto aos escritórios locais na região, as informações necessárias para os procedimentos. Além da filetagem, há também informações sobre a criação de peixes.

Os peixes utilizados foram capturados nos açudes do Turismo Rural Tia Helena, onde aconteceu a oficina.
Jornalismo Rádio Poatã